Inicial

CIFA

Turno Integral

Nossa escola esta com inscrições abertas para o Turno Integral 2018.

Informações no telefone: 3336-4509 ou pelo e-mail:secretaria@escolansbrasil.com.br

TURNO INTEGRAL NA ESCOLA NOSSA SENHORA DO BRASIL

As formas de organização social existentes hoje, a partir de novos padrões, exigem de todos os segmentos da sociedade novas articulações e possibilidades.

A Instituição-Escola, nesse sentido, deve estar em constante sintonia com esta demanda social, estruturando-se sempre que necessário, no sentido de contribuir com a formação integral  do ser humano.

Uma educação pensada nesta ótica requer, de fato, uma proposta completa e que atenda às necessidades de sua comunidade escolar.

Há uma eminente necessidade da comunidade na qual a Escola está inserida, já que muitos pais trabalham em turno integral e não tem onde deixar seus filhos. E. ao mesmo tempo os pais desejam que seus filhos passem o dia em segurança na escola, estudando, realizando tarefas, brincando, fazendo as refeições e vivendo no coletivo.

O turno integral torna-se uma oportunidade ímpar de acompanhamento especializado, nas áreas de desenvolvimento social, afetivo, físico e cognitivo, por um tempo além das atividades escolares regulares. É também um olhar especial quanto à importância e a necessidade pedagógica que possui o ato de brincar nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Pensando assim, após o consentimento da Mantenedora da Escola, a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Brasil, oferece, a partir de 2010, a ampliação do turno escolar, através da proposta de turno integral, como mais uma possibilidade de complementação de sua proposta pedagógica, com o seguinte objetivo: “Proporcionar o bem-estar dos educandos, através de um ambiente acolhedor e desafiador no qual a criança poderá vivenciar momentos ricos de aprendizagem e convivência social”.

Registramos com alegria o primeiro grupo de alunos do Turno Integral e agradecemos a confiança da Comunidade Educativa nesta nova proposta.



Adaptação e acolhida ao Turno Integral! 
Momento em que todos (pais, escolas e crianças) se acolhem e são acolhidas, as adaptações escolares é fruto de confiança, respeito e compaixão. 
“Falamos em adaptação sempre que enfrentamos uma situação nova, ou readaptação, quando entramos novamente em contato com algo já conhecido, mas por algum tempo distante do nosso convívio diário. O processo de adaptação inicia com o nascimento, nos acompanha no decorrer de toda a vida e ressurge a cada nova situação que vivenciamos. Sair de um espaço conhecido e seguro, darem um passo à frente e arriscar-se, tendo como companhia o desconhecido para o qual precisamos olhar perceber, sentir, avaliar, nos leva às mais diferentes reações: permanecer no espaço seguro e protegido, seguir adiante ou desistir e voltar atrás” (DIESEL,2003). 

Educadora da Hora do Conto: Andrea Balsamo.