A diversidade cultural brasileira e o legado dos povos africanos

Artigo da Educadora Cíntia de Aragão Leães – 4º ano da Escola Nossa Senhora do Brasil.

A diversidade cultural brasileira e o legado dos povos africanos

No mês de novembro, o espaço educativo da Escola Nossa Senhora do Brasil, foi invadido e contagiado de brilho e de criatividade, através de diferentes propostas educativas as quais abordaram o tema da diversidade cultural brasileira. A atividade contemplou as diferentes etapas desde a educação infantil até 8°ano do ensino fundamental. Nessa perspectiva, toda a comunidade educativa foi convidada a participar e valorizar os hábitos e tradições dos povos que formam a cultura brasileira, através de atividades diversas, vivenciadas nas diferentes etapas de ensino.

Nessa proposta, educadores e estudantes inseriram-se em atividades de pesquisa, leitura e análise de diferentes portadores de textos sobre o assunto, vídeos, apreciação de músicas, danças e pratos típicos, dando um pouquinho mais de sabor ao conhecimento. Todas as etapas ainda abrilhantaram este momento, explicitando seu jeito de aprender e partilhar o conhecimento através de diferentes modos de sistematizar as aprendizagens adquiridas, como construção de textos e painéis e apresentação de trabalhos e vídeos.

Dentre os aspectos abordados em sala de aula, os educadores salientarem o legado dos povos africanos para a formação cultural do povo brasileiro. Para tanto, viabilizaram a vivência de diferentes atividades, as quais propiciaram refletir sobre a valorização da diversidade cultural para o respeito e prosperidade de um povo. Como uma escola Cristã e dentro do carisma Franciscano-Aparecida, a Nossa Senhora do Brasil engaja-se em projetos que promovam o respeito às diferenças e o amor ao próximo, trabalhando essas questões em seu cotidiano educativo.

Parabéns a todos que contribuíram e participaram dessa proposta, que veio somar aprendizagens e vivências significativas aos nossos projetos e ações.

Educadora Cíntia de Aragão Leães – 4º ano da Escola Nossa Senhora do Brasil