A importância do contato com as obras literárias e escritores para a formação do sujeito leitor

Artigo da Educadora Rosemary Candaten Xavier.

A literatura é tida como um bem cultural o qual traz para cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores, sendo de fundamental importância para a formação e desenvolvimento humano, pois possibilita a reflexão e a vivência de situações, que podem ser da ficção ou não, mas que estão de alguma forma ligadas à nossa realidade.

Desse modo, é de suma importância que a escola propicie o contato dos estudantes com as obras literárias e seus escritores, contribuindo, assim, para a educação e formação social do sujeito e formação do sujeito leitor, que se dá também por práticas leitoras de diferentes gêneros.

Quando lemos, estamos produzindo sentidos, reproduzindo-os ou transformando-os. Mais do que isso, quando lemos estamos participando do processo sócio histórico da produção dos sentidos e o fazemos de um lugar e com uma direção histórica determinada. Através da leitura enriquecemos vocabulário, adquirimos conhecimento e dinamizamos o raciocínio, tornando-nos sujeitos leitores proficientes, capazes de dialogar sobre diversos assuntos, ser críticos com argumentações construtivas e convincentes, além de nos tornar cientes do mundo que nos cerca.

Nesse sentido, a Escola Nossa Senhora do Brasil tem oportunizado e incentivado as crianças e adolescentes através da leitura seguida de reflexões nos trabalhos apresentados, visitas à biblioteca, troca-troca de livros, palestras com escritores e participação na Feira do Livro, que aconteceu recentemente, envolvendo toda a comunidade educativa. É papel da escola tornar essa prática presente no cotidiano dos jovens, incentivando o gosto e o prazer pela leitura, bem como despertando a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

Educadora Rosemary Candaten Xavier | Língua Portuguesa

Abaixo, alguns momentos de leitura e contato com diferentes obras literárias.