Inicial

CIFA

A importância do movimento, no trabalho com a Educação Infantil

Artigo da Educadora Fabiana Lemos.

A importância do movimento, no trabalho com a Educação Infantil

Os educandos, especialmente, na faixa etária da educação infantil, se comunicam através do corpo e de diferentes formas, ou seja, são muito corporais, “falam” com o corpo. Através das brincadeiras, é possível estimular as mais diversas áreas de conhecimento: raciocínio, autonomia, afetividade, linguagem, socialização, cooperação, noção de espaço, imaginação, favorecendo o desenvolvimento integral do estudante.

As brincadeiras, ora são livres - brincamos com bonecas (os), super heróis, futebol ou com aquelas criadas pelos estudantes, ora são dirigidas pela educadora - desenhamos no chão com giz de quadro, boliche, corda, pega-pega. As crianças também gostam e apreciam aquelas brincadeiras do tempo dos “NOSSOS PAIS” como "Mamãe posso ir?", na qual se transformam em animais, tendo que diferenciar o tamanho dos seus passos (pequeno, médio ou grande), imitam os seus respectivos sons e gestos; "Chefe manda", na qual ordenam, escutam e realizam as solicitações dadas. Já na brincadeira "Ovo podre", os pequenos ficam atentos à música, desenvolvem a lateralidade, aprendem a esperar a sua vez de participar.

A essência da brincadeira livre e/ou dirigida deve ser a alegria e o prazer proporcionado, tornando o estudante, um indivíduo mais pleno e feliz para enfrentar os desafios da vida de um jeito mais tranquilo e seguro.

Aprender brincando! Brincando e aprendendo!

Educadora Fabiana de Menezes Teixeira Lemos 

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print