A Língua Inglesa e o Projeto Norteador 2015: relato de práticas desenvolvidas

Artigo da Educadora Marilisa Lichtenberg.

A Língua Inglesa e o Projeto Norteador 2015: relato de práticas desenvolvidas

O Projeto Norteador da Escola Nossa Senhora do Brasil em 2015 é baseado na Campanha da Fraternidade, que este ano teve como Tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como Lema “Eu vim para servir”. O objetivo geral proposto pela CNBB é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do reino de Deus.

Sendo assim, nossa Escola escolheu como título do Projeto Norteador 2015: "Servindo com o coração, se acolhe o irmão.”. Partindo deste ponto, muitos subprojetos são elaborados por todas as etapas.

Na Educação Infantil e Anos Iniciais, a Língua Inglesa participa dos subprojetos elaborados pelas educadoras e geralmente são apresentados na Feira do Livro da Escola, de forma interdisciplinar.

Nos Anos Finais, foram elaborados alguns subprojetos envolvendo a Língua Inglesa, que irei citar.

No sexto ano, assistimos ao filme “Ponte para Terabítia”, fizemos debate percebendo a importância do desenvolvimento integral da pessoa, o cuidado com a vida. Foram realizados trabalhos de interpretação em grupos e desenvolvemos o vocabulário e valores com o estudo da música do filme. No Laboratório de Informática, os estudantes pesquisaram sobre os Países de Língua Inglesa (English around the World) e elaboraram um Power Point com foco nas informações sobre bandeira, localização (as coordenadas geográficas), capital, independência, moeda, culinária, esportes em evidência, roupas típicas, aspectos importantes da história, pontos turísticos (símbolos) de algumas cidades, fuso horário, clima e feriados importantes. Aproveitando, a Geografia trabalhou a localização geográfica (coordenadas), clima, fusos horários, coordenadas (latitude e longitude) e os hemisférios. As latitudes, definindo os tipos de climas e as longitudes, os fusos horários, usando como referência, o Brasil.

No sétimo ano, assistimos ao filme “A Corrente do Bem”, percebendo a dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural. Houve debate, trabalhos de interpretação em grupos, estudo de vocabulário e valores, com a música do filme. No Laboratório de Informática, os estudantes pesquisaram sobre uma música em língua Inglesa, escolhida pelo grupo, adequada ao ambiente e à proposta escolar. Estudaram a tradução da letra e verificaram valores. Representaram a música com imagens pessoais ou da Internet, que ficaram à cargo do grupo, com auxílio das educadoras, buscando também o uso de imagens com olhar artístico (Salvador Dali, Regina Silveira, Pablo Picasso).  Para cada imagem/cenário, deveria aparecer frase ou estrofe, em Inglês. Usaram a criatividade e o programa Movie Maker na construção de Clip.

No oitavo ano, assistimos ao filme “O som do coração”, onde ficaram claros os desafios da situação atual e valores humanizantes. Realizamos debate, interpretação do filme em grupos, estudo da música, desenvolvendo vocabulário e valores. No Laboratório de Informática, os estudantes formaram grupos e elaboraram um Power Point com fotos pessoais, produzidas na própria Escola, e diálogos explorando o Projeto Norteador. Desenvolveram as quatro habilidades (ouvir, ler, escrever e falar), pois ao final, apresentaram para a turma, lendo os diálogos da “Photo Story” concluída.

Estes são alguns subprojetos elaborados e desenvolvidos nas aulas de Língua Inglesa este ano, relacionados ao Projeto Norteador, mas vale lembrar que a Escola Nossa Senhora do Brasil, preconiza a Paz e o Bem. Sendo assim, a Campanha da Fraternidade está sempre presente na prática educativa de todos os educadores da Escola.

Teacher Marilisa Lichtenberg