Adaptação escolar e vínculo

Sair da zona de conforto da família para ingressar pela primeira vez na escola, é algo muito marcante para as famílias.

Adaptação escolar e vínculo

O “novo” sempre gera um pouco de insegurança. Sair da zona de conforto da família para ingressar pela primeira vez na escola, é algo muito marcante, é o início de um novo ciclo, não somente para as crianças, mas também para as famílias.

Esse momento de transição, no qual a criança vai se habituando a novas rotinas e regras, longe do âmbito familiar, vai fazendo com que a criança crie vínculos com suas educadoras, colegas e com sua mais nova rotina de vida, dia após dia, fazendo com que o sentimento de acolhimento e segurança aconteça aos poucos.

É importante lembrarmos que cada criança tem seu tempo para se adaptar. A família precisa estar bem orientada para que transmita segurança aos seus filhos, explicando sobre a importância de irem para a escola, ambiente no qual as crianças conhecerão novos amigos, terão suas educadoras (sempre citar os nomes) e farão muitas coisas legais. A família deve sempre procurar transmitir tranquilidade.

Quando se fala em passar segurança e criar vínculos, as famílias devem encarar essa nova etapa como algo positivo, que será importante como forma de amadurecimento e socialização também de seus filhos. É muito importante que os pais estejam confiantes e felizes com esta nova etapa. A atitude de confiar a criança para a educadora deve partir dos pais, entregando-a sempre nas mãos ou no colo da educadora, para que a mesma não se sinta arrancada da sua família, transmitindo assim, mais segurança e tranquilidade, facilitando o processo de adaptação e o vínculo.

O choro é um recurso de comunicação da criança e é normal que aconteça, pois faz parte do processo de adaptação. Muitas vezes é uma maneira de convencer os pais a não a deixarem na escola.

Outra estratégia que também ajuda muito no processo de adaptação e vínculo é que a criança traga de casa um objeto de apego, algo que a deixe familiarizada com seu ambiente familiar.

Outro aspecto importante a ser ressaltado, é o momento da saída. É fundamental que os pais estejam esperando pela criança e não a criança esperar pelos pais.

Essa nova rotina, esse novo espaço desconhecido e diferente, com outras crianças e educadoras, requer muita atenção e cuidado. As crianças que ingressam pela primeira vez na escola ainda são muito pequenas e muito ligadas ao ambiente familiar. Com muito afeto, zelo, carinho, dedicação, paciência, ludicidade e um olhar especial para cada criança, a educadora precisa transmitir confiança e fazer com que os pequenos se sintam seguros e acolhidos, pois só assim o vínculo passa a ter significado, a criança se sente mais à vontade, segura e acolhida em seu novo ambiente escolar.

.

Educadora: Daiane Fortes