ENSB recebe visita de estudantes do Frei Pacífico
Encontro aconteceu no dia 26 de setembro - Dia Nacional do Surdo.
No dia 26 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional do Surdo, a Escola Nossa Senhora do Brasil teve o privilégio de receber e studantes da coirmã Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. A proposta dos estudantes do Frei Pacífico, foi a de promover a integração de surdos e ouvintes, por meio de dinâmicas e brincadeiras. Além de conhecer um pouco mais sobre questões da cultura surda, os educandos da Escola Nossa Senhora do Brasil aprenderam o alfabeto, números e algumas expressões em LIBRAS. Alguns ganharam até sinal (nome dado a partir de uma característica marcante). Todos ficaram muito felizes e com vontade de aprender mais sobre a cultura dos surdos.
Você sabia?
Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, é a segunda língua oficial em nosso País?
O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro.
O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.
Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.
A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.
Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, portanto APRENDA LIBRAS, vocé vai se apaixonar!