Habilidades Socioemocionais na rotina escolar: construindo relações saudáveis e ambientes de aprendizagem compartilhada

Artigo da Educadora Janaína Lopes.

As habilidades socioemocionais podem ser aprendidas, praticadas ou ensinadas em um ambiente escolar, se nele forem construídas relações saudáveis e houver uma aprendizagem compartilhada entre os envolvidos.

Para ajudar a desenvolver tais habilidades, foi proposto às crianças do segundo ano atividades simples, porém relevantes, que englobaram diferentes aspectos, tais como a compreensão de diferentes emoções, o estabelecimento e alcance de objetivos e o enfrentamento de situações adversas de maneira construtiva.

Com esse intuito, foi realizada uma dinâmica com numerais, onde as crianças escolheram e escreveram em uma folha um numeral até cem. A turma foi dividida em duas equipes e cada criança recebeu um número de um a nove, ou seja, duas crianças receberam o mesmo número, porém em equipes diferentes. No pátio, os dois grupos foram colocados um de frente para o outro, e os numerais escritos por eles postos no chão, entre os dois grupos. A professora solicitou que as crianças com os números 2, por exemplo, dessem um passo à frente e ao falar o número 45, por exemplo, ambos deveriam correr e pegar o número do chão. Quem conseguisse pegar primeiro marcava ponto para sua equipe, e assim por diante. Nesta atividade as crianças empolgaram-se bastante, sobressaindo o espírito de equipe, o equilíbrio emocional, o foco de concentração das crianças e a torcida pelos colegas.

Em minigrupos na sala, os educandos utilizaram os mesmos numerais da dinâmica, para trabalhar diferentes atividades de raciocínio lógico, tais como representar com o material dourado o numeral de cada colega, colocar em ordem crescente e decrescente, decompor e escrever por extenso. Durante estas atividades, um colega auxiliou o outro quanto às dúvidas sobre a ordem dos numerais e a decomposição, atitudes estas que comprovam uma relação saudável entre os educandos, onde um colega que já se apropriou do assunto, compartilha prazerosamente com os demais, seu conhecimento.

Sendo assim, as atividades citadas neste artigo, não tiveram apenas o intuito de ensinar ou retomar um conteúdo, mas aprimorar diferentes habilidades, onde as crianças tiveram que colaborar umas com as outras, respeitar o ritmo de trabalho e compreender o raciocínio de cada colega, confirmando a ideia de que, em um ambiente saudável, ocorrem aprendizagens compartilhadas, se constroem relações benéficas e se fortalecem as habilidades socioemocionais, as quais são essenciais para a eficácia da aprendizagem.

Educadora Janaína Lopes – 2º ano - Escola Nossa Senhora do Brasil