Inicial

CIFA

Nossa primeira atividade de escrita

O processo de alfabetização no NB3.

Nossa primeira atividade de escrita

Desafiamos os estudantes a escreverem do seu jeito, ou seja, a expressarem suas hipóteses sobre a escrita de palavras como índio, oca, canoa e arco e flecha. Primeiramente, os educandos divertiram-se batendo palmas, pés, fechando e abrindo olhos e boca para perceberem quantos pedacinhos formam essas palavras (quantas sílabas). Foi muito legal!

Depois conversamos sobre a primeira letra de cada palavra, para vermos que som escutamos ao pronunciá-la. Em seguida, escrevemos na folha as nossas hipóteses para cada uma.

Segundo Emília Ferreiro (1985), os indicadores mais claros das explorações que as crianças realizam para compreender a natureza da escrita são suas produções espontâneas. Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está oferecendo um valioso documento.

FERREIRO, Emília. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Caderno de pesquisa 52, São Paulo.

Educadora Fabiana Lemos | Nível B3

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print