Nossa primeira atividade de escrita
O processo de alfabetização no NB3.
Desafiamos os estudantes a escreverem do seu jeito, ou seja, a expressarem suas hipóteses sobre a escrita de palavras como índio, oca, canoa e arco e flecha. Primeiramente, os educandos divertiram-se batendo palmas, pés, fechando e abrindo olhos e boca para perceberem quantos pedacinhos formam essas palavras (quantas sílabas). Foi muito legal!
Depois conversamos sobre a primeira letra de cada palavra, para vermos que som escutamos ao pronunciá-la. Em seguida, escrevemos na folha as nossas hipóteses para cada uma.
Segundo Emília Ferreiro (1985), os indicadores mais claros das explorações que as crianças realizam para compreender a natureza da escrita são suas produções espontâneas. Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está oferecendo um valioso documento.
FERREIRO, Emília. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Caderno de pesquisa 52, São Paulo.
Educadora Fabiana Lemos | Nível B3