O trabalho de produção textual no segundo ano do ensino fundamental: explorando o potencial criativo dos educandos.
Para encaminhar o trabalho de produção textual no segundo ano, fazemos uma metáfora, comparando a produção textual com um delicioso sanduíche ou uma bolachinha recheada.
Para encaminhar o trabalho de produção textual no segundo ano, fazemos uma metáfora, comparando a produção textual com um delicioso sanduíche ou uma bolachinha recheada.
O sanduíche ou a bolachinha, são gostosos de serem comidos e a produção textual deve ser gostosa de ser lida por seus leitores. Quanto mais “recheio” tiver a história, mais gostosa ela fica.
Quando vamos escrever uma história, devemos entrar no mundo da imaginação e, inclusive, escrever detalhes que não aparecem no desenho.
É extremamente importante imaginar a história antes de escrevê-la. O educador deve questionar seus educandos antes de fazerem a plástica (desenho, recorte, colagem...). Pensem: Como está o dia? Em que lugar essa história irá acontecer? Quem é a personagem principal? Que aventura ela irá viver? Ou que mistério irá desvendar?Como as personagens terminam a aventura ou como desvendam o mistério?
Quando exploramos desenhos em sequência, solicitamos que criem mais um desenho, sendo o final como imaginaram ou mais uma ação para o meio da história. Assim, o desenho “cria” sentido, tornando-se fácil criar e escrever uma história.
A história terá quantos “recheios” o autor quiser. Se fazemos uma bolachinha recheada, ela terá a bolachinha de baixo, sendo o início, o recheio, sendo o meio e a bolachinha de cima, sendo o final. Se fazemos um sanduíche, ela poderá ter o pão de baixo (início), a alface (primeira parte do meio), o queijo (segunda parte do meio), o presunto (terceira parte do meio) e o pão de cima (final). Montamos a história, de acordo com o que queremos produzir. Assim sendo, criar histórias é divertido e tem sentido.
Realizamos o trabalho de produção textual semanalmente. Em uma semana exploramos uma cena. Juntos, criamos a história e a educadora a escreve no quadro, para que copiem. Aproveitamos esse momento para explicar parágrafo, margem, separação silábica e outras questões estruturais. Na outra semana, escrevem sozinhos.
É importante lembrar, que uma história é escrita para ser lida, por um, ou por vários leitores. Por isso, é necessário que nossos educandos leiam as histórias produzidas pelos colegas ou que leiam para os colegas ouvirem. Só assim, elas terão sentido.
Educadora: Simone Pesente Benvegnú – 2º ano - Escola Nossa Senhora do Brasil