Páscoa: Celebração da Vida

Um encontro especial com o Ressuscitado.

Páscoa: Celebração da Vida

Para os primeiros cristãos, a celebração da Páscoa era um encontro especial com o Ressuscitado. Eles se reuniam, faziam orações, liam textos das Sagradas Escrituras ou comentavam algum fato da vida do Salvador e ainda, partilhavam o alimento. Desta convivência é que surgiu a clássica frase “veja como eles se amam”. Retrata um pouco daquele tempo e de como as Comunidades conviviam e se destacavam no amor. O amor despertava todos para o sentido único de comunidade, e continua despertando até os dias de hoje.
O tempo da Quaresma é esse convite de preparo para a travessia que é a Páscoa. Tempo sagrado de cultivo, de reflexão e, principalmente, de esperança no Ressuscitado. Nesses dias de afastamento social, por causa do coronavírus, certamente nos deparamos com inúmeras reflexões acerca da vida e do sentido que damos para muitas coisas. Tempo atípico que esperamos que acabe logo, pois, a exemplo de Jesus, gostamos da convivência fraterna, gostamos de viver em comunidade.
Nessa bonita celebração de vida que se renova, temos o compromisso de celebrar a páscoa, recordando alguns elementos que acompanharam Jesus até os últimos dias:

1) É preciso olhar para dentro de si mesmo: o próprio Jesus, embora gostasse da presença
dos discípulos, escolhia momentos de recolhimento e oração (cf. Lc 5,16).

2) É preciso olhar para as pessoas como irmãos (cf. Lc 10, 29 – 37), como nos propõe a
Campanha da Fraternidade 2020.

3) É preciso ter coragem para agir, pois o amor sempre deve prevalecer, mesmo diante das
dificuldades (cf. Mc 5, 35).

4) É preciso ter fé e acreditar que tudo vai melhorar, pois Deus está conosco (cf. M 1, 35).

A todos educadores, famílias e estudantes, desejamos, nesse Tempo Pascal, que possamos também fazer nossa renovação da vida, como dizia nossa fundadora, Madre Clara Maria:
“Comecemos vida nova todos os dias”.

Carinhosamente,

Equipe de Pastoral das Escolas da CIFA,