Inicial

CIFA

Revigoramento dos Profissionais Leigos da CIFA

Encontros e reencontros, de aprofundamento e revigoramento do Carisma Franciscano-Aparecida.

Revigoramento dos Profissionais Leigos da CIFA

Foi um momento de encontros e reencontros, de aprofundamento e revigoramento do Carisma Franciscano-Aparecida através do tema que permeia o nosso ano: “Misericórdia e Novas Relações”.  As Irmãs Gabriela Roz, Leila Lucini e Paula Barbosa conduziram a reflexão.

Na entrada, recebemos como identificação um crachá com um pequeno símbolo que viria a ser utilizado ao longo do encontro.

A acolhida ocorreu com muita alegria e descontração, como é peculiar aos nossos encontros, entre músicas, danças e sorrisos. Após o momento de acolhida e abertura do encontro, fomos separados em três grupos temáticos, com os símbolos: coração com estetoscópio, vestido azul e gota de óleo. Ficamos a pensar qual seria o fio condutor que conseguiria perpassar por essas três imagens.

O grupo do qual participamos foi o do coração com estetoscópio, conduzido pela Ir. Gabriela Roz. A Irmã começou a reflexão a partir do conceito da medicina (do curar, cuidar, dar o melhor tratamento), seguida pela leitura de uma linda parábola de um médico que vai atender a um chamado de urgência e encontra um pai aflito pela vida de seu filho e que pelo tamanho do seu desespero não consegue enxergar nada além de sua dor. Após o procedimento cirúrgico, o médico vai embora apressadamente, deixando o pai desolado e queixoso à enfermeira que lhe conta que o médico saiu apressadamente, não por ser indiferente a sua aflição de pai, mas, por ter deixado o enterro do próprio filho para atender o chamado do hospital e voltava agora para, enfim, enterrar seu filho.

Esse texto deixou todo o grupo sensibilizado, proporcionando uma infinidade de reflexões em diversas nuances: como foi a atitude do pai em relação ao médico, como foi a resposta do médico às intolerâncias do pai, de que forma o fim poderia ter sido diferente entre outras.

Refletimos sobre as nossas atitudes de respeito e acolhida à dor do outro, sobre as nossas indiferenças, a importância de olhar nos olhos, do sorriso, da atenção, do toque. Partilhamos sobre a riqueza de construirmos juntos e, diariamente, em todos os lugares, novas relações, sejam elas novas ou renovadas, através da Misericórdia Divina. E finalizamos nosso momento em grupo criando, cada um, uma receita de vida.

Seguimos, então, ao tão esperado “cafezinho”, nosso momento de partilhar as novidades e a delícia dos reencontros.

No retorno ao auditório, os representantes dos grupos puderam partilhar com todos os participantes do encontro as reflexões feitas pelos participantes. O grupo com o símbolo do vestido azul contou uma parábola igualmente linda, sensível e motivadora. Criaram vestidos azuis, cada qual o seu, e nos mostraram que nossas atitudes podem transformar a vida dos que se encontram ao nosso redor. O grupo com o símbolo da gota de óleo nos remeteu ao barulho incômodo e ao aspecto hostil dos materiais enferrujados e nos levou a refletir o quanto uma pequena gota de óleo pode dar vida nova ao que se julgava condenado e criaram gotas com palavras de revigoramento e motivação. As reflexões do grupo do coração já foram partilhadas acima. E, enfim, compreendemos que estávamos falando o tempo todo, em todos os momentos, sobre o mesmo tema: Misericórdia e Novas Relações.

Por fim, assistimos ao belíssimo vídeo institucional da Escola Frei Pacífico, em comemoração aos seus 60 anos, e encerramos o encontro com um momento de oração.

E mais uma vez, tivemos a sensação de estarmos no lugar certo, na hora certa, no espírito de fraternidade, saindo dali renovados, motivados a construir novas relações e com a certeza de que, quando vacilarmos, a Misericórdia de Deus estará lá, nos ajudando a reconstruir nosso caminho todos os dias.

Tula Peruzzo e Vanderlei Herbert

Confira todas as fotos acessando nossa Fanpage.

Curte lá! 

 

 

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print