SOE, Orienta! O Fenômeno Bullying – Projeto Convivência: desenvolvendo as habilidades sociais

Toda a semana, um artigo diferente, com questões ligadas às práticas do SOE.

Quando as “brincadeiras” são realizadas repletas de “segundas intenções” e de perversidade, elas se tornam atos de violência que ultrapassam os limites suportáveis de qualquer um. Brincadeiras normais e sadias são aquelas em que todos os participantes se divertem. Quando apenas alguns se divertem às custas de outros que sofrem, toma outra conotação, bem diversa de um simples divertimento.

Considerando que o Bullying tornou-se um problema em todas as escolas do mundo, a Escola Nossa Senhora do Brasil, não deixou por menos. Aqui estuda-se o fenômeno Bullying desde os anos iniciais até o 9º Ano do Ensino Fundamental. Professores, estudantes e comunidade refletem, sugerem e atuam sobre essa importante questão.

Os estudantes participaram da criação do projeto “Bullying Aqui Não” respondendo uma pesquisa investigativa. A partir dos resultados obtidos, o SOE, juntamente com os professores, construiu uma proposta de intervenção educativa em sala de aula.

Para alcançar nosso objetivo, estamos desenvolvendo atividades diversificadas tais como leituras especializadas sobre o assunto, produção textual, dinâmicas vivenciais sobre o tema, posicionamento crítico sobre os acontecimentos mundiais, filmes relacionados ao assunto e apresentação de Teatro.

Desta forma, usando como projeto piloto, “Convivência Escolar: desenvolvendo as habilidades sociais”, consideramos que estamos trabalhando preventivamente em todos os momentos. Sabemos que a mente humana é capaz de criar poderosas ferramentas, porém, deve ter o compromisso ético de somente utilizá-las para os bons propósitos.

Márcia Senna- Orientadora Educacional da Escola Nossa Senhora do Brasil