Inicial

CIFA

SOE, Orienta! O Mundo da Criança.

A infância é a base de todo o conhecimento humano.

SOE, Orienta! O Mundo da Criança.

Você vê a Bela e a Fera, as Princesas, o Chico Bento, o Bob Esponja... e imagina um mundo em que o fantástico se mistura alegremente com a realidade. Eis a magia da história, eis  a magia do imaginário, eis a magia do simbólico, eis a magia do mundo Infantil. Mas como seria se esses personagens fossem de carne e osso, reais? O que fariam? E sobretudo, o que diriam a nós, adultos, educadores, cuidadores, pais seus supostos guias?

O resultado das vivências infantis é fascinante, não apenas pela beleza de seu desenvolvimento ou pela espiritualidade das suas frases que muitas vezes nos deixam sem respostas... e como são puras, como são verdadeiras, como são leais as suas emoções, mas pela reflexão e pelo conjunto que nos convidam a fazer.

Criança? Incômodo? Pode ser, para alguns. Mas não para aqueles que como eu, reconhecem humildemente que, em matéria de “baixinhos”, as melhores respostas ainda palpitam em nós mesmos.

Nós da Escola Nossa Senhora do Brasil acreditamos que a infância é a base de todo o desenvolvimento humano, por isso pensamos em nossas crianças como "pequenas grandes crianças" e buscamos, em nossas ações, desenvolver o conhecimento necessário para embasá-los culturalmente, mas  também , o  carinho, o cuidado e o afeto.   Convidamos à todos, pais ou não que conheçam  Cats in the Craddle, a saga de um sujeito que, muito jovem, vira pai. E que nunca está presente quando o filho, que o idolatra, deseja que ele lhe conte uma estória ou ensine a jogar bola. O motivo? Falta de tempo, viagens  a negócios, contas a pagar... Isso, na primeira metade da canção, pois na outra a relação se inverte: agora é o filho que passa a ser procurado pelo pai, cada vez, mais velho, carente e melancólico... E, claro, esquiva-se alegando... falta de tempo, viagens a negócios, contas para pagar...

Desta forma que gerar e cuidar de uma criança, signifique muito mais do que gerar e cuidar da criança, que seja uma grande reflexão e que leve a uma mudança de comportamento da vida adulta.

Márcia Cristina Silva

Orientadora Educacional

Especialista em Terapia Sistêmica Familiar

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print